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Construa meu site na esquina da Avenida Google com a Rua Yahoo

Escrito por Rodrigo, em 21 de julho de 2009 às 23:21.

Quando seu site é inaugurado ainda não existem caminhos para que os visitantes entrem nele. Ao contrário de se criar uma loja física em um lugar movimentado, onde os clientes passam, um site depende de divulgação e conteúdo relevante.

Isso quer dizer que na internet não dá para você ter um imóvel comercial bem localizado.

Vamos fazer a seguinte analogia. Imagine você abrindo uma choperia no meio do deserto. O ambiente seria ideal, já que ali se faz muito calor e com um chope gelado seria um negócio lucrativo. Seria, se todos soubessem que sua choperia está lá. Neste caso você pode colocar placas indicando o caminho e divulgar seu negócio para não depender de uma boa localização. Mas neste mundo físico, bastaria um comerciante ter uma choperia em algum lugar melhor localizado e de maior movimento para seu negócio morrer por causa da concorrência.

Do mesmo jeito que a choperia, seu site também precisa de caminhos até ele para as visitas começarem a aparecer. É ai que entram os links espalhados pela internet que irão fazer o site ser encontrado por pessoas (possíveis clientes) e spiders (robôs dos mecanismos de busca). Neste caso, ao contrário do mundo físico, o ponto determinante para uma competição entre dois novos sites seria definida pela melhor estratégia de marketing digital.

Com o tempo a quantidade de links espalhados pela web aumentará, e se cada um trouxer um ou dois cliques por dia, seu site começa a gerar tráfego.

Agora você pode me dizer:

- Tá, mas um link trazer um ou dois cliques? Isso me parece tão pouco!

É ai que entra a quantidade junto com a cauda longa. Determinados links em sites de maior tráfego podem trazer uma grande quantidade de cliques, mas a dificuldade de se conseguir um link desse é grande. Veja o gráfico:

Cauda Longa nos Link

Ao lado esquerdo do gráfico verificamos a pequena quantidade de links que trazem muitos cliques por dia e na parte direita verificamos a grande quantidade de links que trazem poucos cliques por dia. Isso forma a chamada Cauda Longa.

Note que se somarmos a quantidade de visitas vindas dos links com baixa taxa de cliques observamos que eles acabam trazendo uma quantidade superior a soma dos links que trazem grande quantidade de visitas.

Isso não quer dizer que você deva sair por ai incluindo links em fóruns de discussão, listas de e-mail e em comentários de blogs. Isso pode causar uma má impressão nas pessoas e sua empresa pode sair perdendo nessa. O ideal é o que se chama de “crescer organicamente” e isso acontece quando seu site gera conteúdo de tal relevância para o visitante, que o mesmo se sente na obrigação de passar a informação adiante, seja em fóruns, e-mail, msn, twitter ou qualquer outro meio online.

Após investir em conteúdo e otimização para seu site, ele precisa de uma estratégia para atrair visitas. Para isso seu site deve ter um grande número de portas de entrada que se traduz em aumentar a quantidade de links externos.

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