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11º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet

Escrito por Rodrigo, em 18 de junho de 2009 às 22:04.
Categoria: Eventos.

Saímos de Ribeirão Preto de madrugada (4h) e chegamos em São Paulo por volta das 8h e logo nos credenciamos.

A primeira palestra foi do Gilberto Mautner (Presidente da locaweb) falando um pouco sobre as tendências do mercado de internet. Ele falou sobre o poder dos blogs e como o twitter pode dar feedback em tempo real em um evento como este.

Logo depois fomos para o primeiro coffee Break.

Cofee Break no 11º Encontro Locaweb

Logo depois veio a palestra do Fábio Akita falando sobre Agilidade e Qualidade de Projetos que foi mudado para Agilidade, Qualidade e Futuro. Nela Akita fala um pouco sobre SCRUM e XP que são metodologias ágeis para gerenciamento de projetos.

Fábio Akita no 11º Encontro Locaweb

Logo depois do Akita veio a palestra com executivos do Google que falava sobre “O Google além da Busca”. A pior palestra do evento, parecia mais um monte de propaganda sobre os produtos do Google e nada técnico sobre alguma ferramenta deles. O público de um evento desses praticamente já sabem muita coisa sobre o Google e mostrar o que era o Analytics ou o Adsense foi irrelevante para todos já que conhecemos mais que a palestrante que estava a somente 3 meses trabalhando no Google.

Executiva do Google no 11º Encontro Locaweb

Depois do almoço as palestras retornaram agora com o pessoal da Microsoft com a palestra “A internet além da Web”, que falou muito sobre o novo Silverlight. O Silverlight 3 terá muitas coisas e uma das apresentadas foi o streaming de vídeo e a possibilidade de utilizar maiores recursos do computador do usuário.

Além do Silverlight, também foi falado sobre o live tools que são APIs para trabalhar com usuários da plataforma live da Microsoft (msn, hotmail, etc).

Mas sem dúvidas o que mais chamou atenção na apresentação da Microsoft foi o Projeto Natal. Este projeto é liderado por um brasileiro nascido em…em…Natal. Será uma maneira de jogar X-Box 360 sem controle de com recursos que é mais fácil ser explicado através do vídeo demonstrativo. O projeto está com previsão de lançamento para ano que vem (2010).

Depois veio Marcelo Tripoli com a palestra “O novo Marketing para a Sociedade Digital”  que falou sobre o Marketing Digital e mostrou vários cases virais. Foi a palestra que recebeu mais aplausos e risadas da platéia.

Marcelo Tripoli no 11º Encontro Locaweb

Depois de mais um coffee break foi a hora de ouvir Martha Gabriel com a sua palestra “Estratégias em Sites de busca”. Ela falou sobre SEO e SEM e ficamos muito felizes em saber que já estamos fazendo praticamente tudo que ela diz ser importante para uma estratégia deste tipo para um site obter maior retorno do investimento.

Por fim, inicio o bate-papo com o painel com o título “Emprego 2.0 – Seu emprego irá existir daqui 10 anos”?”. No início falou-se um pouco sobre este assunto mas depois o bate papo foi para um lado mais político da coisa, talvez por causa da presença ilustre de Paulo Henrique Amorim.

Veja mais fotos tiradas no evento.

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O que é a taxa de rejeição?

Escrito por Rodrigo, em 26 de maio de 2009 às 18:54.
Categoria: Dicas.

Quando um visitante entra em seu site você quer que ele navegue por várias áreas e se possível entrar em contato ou comprar algo de você. Mas nem sempre isso acontece.

Muitas vezes a pessoa faz uma busca no Google e acha seu site, mas ao entrar, não consegue achar a informação que buscava ou simplesmente não consegue navegar e acaba saindo sem clicar em nenhum link da sua página.

Isso gera o que chamamos de taxa de rejeição, que é a porcentagem de pessoas que entram em seu site e saem sem realizar qualquer tipo de navegação por outras áreas dele.

Ter uma alta taxa de rejeição é preocupante e para resolver isso existem técnicas para “cercar” seu visitante.

Vou listar algumas delas:

  • Navegação e usabilidade: Seu site deve ser fácil de se navegar e achar a informação para seu visitante poder seguir adiante.
  • Links internos: Quando você tem alguma palavra relevante que é melhor explicada em outro link do seu website, faça um link.
  • Assuntos relacionados: também com links para assuntos relacionados ao texto anterior para possibilitar a continuação da navegação.

Mas qual seria uma taxa ideal?

Inicialmente pense abaixo de 50% e depois com mais técnicas você pode baixar esta taxa cada vez mais.

O que é CTR

Escrito por Rodrigo, em 18 de maio de 2009 às 17:02.
Categoria: AdWords.

CTR é a sigla para Click-through rate. Que é a fórmula usada para medir a qualidade de um anúncio.

A fórmula é:

CTR = (Número de cliques / Número de visualizações do seu anúncio) * 100

Nada melhor que explicar com exemplos. Então vamos lá.

Sua campanha de links patrocinados foi visualizada 7.500 vezes e obteve 525 cliques, então temos um CTR de 7%.

CTR = (525 / 7.500) * 100
CTR = 7%

Quanto melhor o CTR maior é o índice de qualidade de sua campanha e isso ajuda seu anúncio ser melhor posicionado e o CPC (Custo por clique) ser mais baixo.

O que é CPC

Escrito por Rodrigo, em às 16:45.
Categoria: AdWords.

CPC é a sigla para custo por clique. Quando você realiza uma campanha de links patrocinados você deve escolher várias palavras-chave que farão sua campanha aparecer quando estes termos escolhidos forem digitados por alguém nos mecanismos de pesquisa.

O CPC é o valor máximo que você está disposto a pagar pelo clique.

No AdWords você define o CPC Máximo que deseja pagar por uma visita gerada pela palavra-chave, porém o CPC Real é definido como R$ 0,01 (um centavo) (€ 0,01) acima do mínimo necessário para manter a posição do seu anúncio. Mas se você, por exemplo, definiu o CPC máximo para a palavra “brinquedos educativos” como R$ 0,40 (€ 0,15) e o próximo anunciante definiu como R$ 0,20 (€ 0,08), não necessariamente você vai pagar R$ 0,21. O Google AdWords vai calcular quanto você deve pagar a partir de um cálculo feito em cima do lance de cada anunciante atrelado ao Índice de Qualidade de cada um dos anúncios. O resultado deste cálculo define a posição de cada anúncio e o valor a ser pago por cada anunciante. Fonte: Wikipédia

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